Por Quê as Sutilezas de Satanás têm Alcançado Tanto Êxito ?
Creio que um dos principais motivos que tem feito satanás obter tanto êxito em suas sutilezas contra a "Igreja" de Cristo é;
A ausência, ou a pouca "pregação expositiva" nos dias atuais. Se você refletir sobre isso, irá perceber que a "Pregação expositiva" está desaparecendo aos poucos do meio da "Igreja". A pregação que surge da teologia do triunfalismo, da prosperidade, da profecia imaginária (isto é, aquele tipo de profecia que não tem nada a ver com Deus, mas sim com o imaginário de certos pregadores) e etc., tem contribuído muito para que satanás consiga ter êxito em suas sutilezas contra a "Igreja".
Mas, o que é a Pregação Expositiva?
R: É aquela pregação que expõe as Sagradas Escrituras. É aquele tipo de pregação que explica, textos, contextos, quem escreveu o texto, pra quem foi escrito, em que época foi escrito, qual o contexto sócio, econômico e cultural da época em que o texto foi escrito. É AQUELA PREGAÇÃO QUE DÁ UMA EXPLICAÇÃO DO TEXTO E FAZ APLICAÇÕES DO TEXTO PARA OS DIAS ATUAIS. Isto é "Pregação Expositiva".
A pregação temática, aquela em que o pregador escolhe um tema e usa vários versículos para ensinar sobre o tema é ótima.
A pregação textual, aquela que o pregador usa um texto para fazer aplicações é ótima.
Mas, nenhuma pregação é tão "incisiva" quanto a "Pregação Expositiva".
A maior contribuição que a "Igreja" pode dar ao mundo de hoje, a uma geração atribulada e amedrontada, é retornar à pregação consistente e relevante da Palavra de Deus". Durante toda a história da "Igreja", o povo de Deus sempre foi bombardeado em duas áreas doutrinárias: a Pessoa de Deus e a Palavra de Deus.
O livro de Gênesis começa com uma ênfase consistente sobre a Pessoa de Deus e sobre a sua Palavra. Os profetas vétero-testamentários foram expositores, pregadores da Lei do Senhor. O Senhor Jesus Cristo ensinou, exemplificou e deu ordens ao Seu povo: "pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15), "fazei discípulos de todas as nações... ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado" (Mateus 28:20).
O Senhor da "Igreja" sempre "apelou" para a exposição das Escrituras: "Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras" (Lucas 24:25-27). Mais tarde Cleopas e seu companheiro disseram: "Porventura, não nos ardia o coração, quando ele pelo caminho nos falava, quando nos expunha as Escrituras?" (Lucas 24:32). Os apóstolos usaram a exposição das Escrituras. No dia de Pentecoste, Pedro no poder do Espírito Santo pregou a Palavra, explicando, à luz do texto Sagrado, o que estava acontecendo, desafiando seus ouvintes ao arrependimento. Paulo também foi muito claro. "A fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo" (Romanos 10:17).
Pregar de forma expositiva, não é só ler as Sagradas Escrituras", mas explicar as Sagradas Escrituras. Pois aqueles que tem pouco conhecimento sobre Deus, necessitam que a Palavra de Deus lhes seja explicada, como o caso do homem etíope em Atos 8.26-40;
..E eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adoração,
regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro.
E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías e disse: Entendes tu o que lês?
E ele disse: Como poderei entender, se alguém me não ensinar?
..Então, Filipe, abrindo a boca e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.
Há muitas pessoas no mundo que estão como o "homem etíope". Necessitando que a Palavra de Deus não lhes seja apenas lida ou pronunciada, mas também explicada.
Vivemos em uma época em que há muitos pregadores, mas poucos expositores da Palavra de Deus.
Tentativas de diminuir o lugar e o papel da pregação expositiva têm se manifestado tanto nos meios liberais quanto evangélicos. Por exemplo, houve um período no século passado em que o movimento do "crescimento da Igreja" chegou a duvidar do valor e efeito da Pregação Expositiva para o crescimento da Igreja. Estavam certos? Claro que não. Em 1996, uma das primeiras pesquisas científicas sobre o assunto do crescimento de Igrejas foi publicado nos Estados Unidos por Thom Rainer. Para surpresa dos seguidores do movimento do "crescimento da Igreja," a pregação expositiva foi apontada como o fator número um para o crescimento da Igreja entre as 576 "igrejas" pesquisadas.
Se você é um leitor da Palavra de Deus, alguém que medita constantemente na Palavra de Deus, me responda..
Analisando as Sagradas Escrituras, você acha que Jesus pregava e ensinava mais de forma Expositiva, Textual ou Temática?
Você acha que Paulo (o maior de todos os teólogos) pregava e ensinava mais de Forma expositiva, Textual, ou Temática?
(meu objetiva não é diminuir a importância da pregação textual e/ou temática).
Meu abjetivo é lhe mostrar que, satanás tem aproveitado o fato de haver poucas pregações expositivas da Palavra de Deus para disseminar suas sutilezas.
De todos os pregadores que você conhece, quantos pregam de forma Expositiva?
Por quê há poucos pregadores que pregam de forma expositiva nos dias atuais?
R: Porque a Pregação Expositiva dá mais trabalho, é necessário dedicar dias, horas, as vezes semanas (além é claro de jejum e Oração) para pregar de forma Expositiva. E, a maioria dos pregadores da atualidade não estão dispostos a pagar o preço, dedicar tempo para pregar de forma expositiva.
Em virtude dos fatos mencionados podemos dizer que, satanás vê nesta FALTA DE PREPARO DE MUITOS PREGADORES DA ATUALIDADE, UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE PARA DISSEMINAR SUAS SUTILEZAS CONTRA A IGREJA DE CRISTO.
Por professor José Junior (contato: (18) 9 9691-1591 só whatsapp.
Não deixe de acessar nossa página no Facebook: Subsídios EBD Andradina
Não deixe de acessar nosso canal no Youtube: Blog do Professor José Junior.
Toda semana, vídeos, estudos em PDF e artigos sobre as lições da Revista Lições Bíblicas da CPAD (classe adultos).
Comentários
Postar um comentário