Breve explicação sobre a figura de pastor, ovelha e rebanho de acordo com a Bíblia
John D. Davis (teólogo,
filósofo e historiador bíblico norte-americano) disse que; “A ovelha é animal doméstico, Gênesis 4.2,
de grande importância como fator da riqueza dos patriarcas e dos antigos povos
orientais, Gênesis 12.16. Jacó e seus filhos foram criadores de
ovelhas, tanto fora como dentro do Egito e na Palestina, quando lá se
estabeleceram, Êxodo 10. 9; 12. 32; 1
Crônicas 27.31, e
continuaram com a sua criação até aos últimos tempos, Lucas 2.8. O deserto da Judéia
como todo o sul do país e especialmente o planalto de Moabe, possuíam ricas
pastagens, Números 32.1, do
mesmo modo que os países vizinhos, a Mesopotâmia, etc”.
O termo “Ovelha” passou a ser usado como Símbolo do
povo de Deus, Israel ou a Igreja. Salmo 79.13; 95.7; 100.3; 119.176; Isaías
53.6-7; Jeremias 12.3; 23.1; 50.6, 17; Mateus 9.36; 10.16; Hebreus 13.20; 1 Pedro
2.25.
Hernandes Dias Lopes disse
que isto aconteceu porque; “A
ovelha é um animal indefeso, inseguro e míope, que não pode alimentar a si
mesma, proteger a si mesma nem limpar a si mesma. A ovelha é totalmente
dependente. Há um gritante contraste entre o poder do divino Pastor com a
fragilidade da ovelha. Há um gritante contraste entre as necessidades da ovelha
e a rica provisão oferecida pelo pastor. Os grandes líderes do povo de Deus
exerceram a função de pastor. Os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó eram pastores
de ovelhas. Moisés era pastor de ovelhas. O rei Davi também era pastor de
ovelhas. Deus é chamado de pastor de Israel. Israel é chamado de rebanho de
Deus. A Judeia, lugar de montanhas e vales, não era adequada para a
agricultura. Prevalecia a pecuária. Havia muitos rebanhos de ovelhas. O Messias
nos é apresentado no livro de Salmos como o bom pastor que dá a vida pelas
ovelhas (Salmo 22), como o grande pastor que vive para as
ovelhas (Salmo 23) e como o supremo pastor que voltará
para as ovelhas (Salmo 24). Em João 10.11,
Jesus se apresenta como o bom pastor que dá vida pelas suas ovelhas”.
Russel Norman Champlin (notável
estudioso das Sagradas Escrituras) disse que; “Em João
10.3 e v. seguintes,
os crentes são chamados de ovelhas porque a ovelha provê um símbolo claro da
dependência do crente a Deus, tal como as ovelhas dependem do pastor em tudo. Os
pastores orientais seguiam adiante do rebanho, não o enxotando por detrás. Isso
serve de excelente ilustração da orientação que nos é dada por Cristo. Assim
ele faz primeiramente quando de nossa conversão: guiando-nos para fora deste
mundo. Em seguida ele assim age quanto ao pasto: conduz-nos a uma vida
espiritual mais abundante (ver João 10:10). Em seguida ele nos leva até à
completa vida eterna, o destino apropriado dos remidos (ver João 10:25)”.
John Gill (pregador
batista do Reino Unido) disse que; “Os crentes (também chamados “ovelhas”) vindos dentre os
“bodes do mundo”, entre os quais jaziam, e dentre os apriscos do pecado e dos
pastos secos e de sua própria justiça humana, nos quais se alimentavam. Cristo,
os conduz a si mesmo, e à plenitude de sua graça, e ao seu sangue e justiça, e
à presença de seu Pai e comunhão com ele, e no caminho da retidão e da verdade,
levando-os aos pastos verdejantes de sua palavra e de seus mandamentos e até às
águas tranquilas de seu amor e de sua graça soberanos”.
Por professor José Junior (15/112022)
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